No module Published on Offcanvas position

E a Tempestade Solar que chegou a terra?

Diversos internautas começarama enchar as redes sociais falando a respeito de uma tempestade solar que estaria atingindo a terra. Do que se trata?

Conforme noticiado no site Galileu, nesse exato momento a terra está sim recebendo diversas ondas de radiação vindas de explosões solares. Tais ondas são conhecidas como Ejeções de Massa Coronal, que na verdade são explosões que acontecem no sol e lançam partículas sobre no espaço.

O fenômeno que foi mal interpretado, começou a ser notado no último domingo quando houve uma grande explosão na região central do sol produzindo uma tempestade de ondas capaz de viajar a uma velocidade de 6,4 milhões de quilômetros por hora. A radiação começou a chegar à Terra uma hora mais tarde e continuará até esta quarta-feira (14).

Embora a força da radiação seja muito grande, ela não é perceptível pela grande parte da população. De acordo com a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) dos Estados Unidos, o maior dano será uma tempestade geomagnética que poderá danificar, sobretudo, os satélites de comunicação que orbitam a Terra. As falhas na comunicação deverão trazer riscos mais eminentes apenas para vôos que operarem nas regiões próximas aos pólos e para astronautas que estiverem pelo espaço.

Veja também: Vídeo - Raio cai em árvore durante apresentação de dança em escola

Redação