No module Published on Offcanvas position

Fotografia de criança morta comove o mundo e mostra a urgência de agir

Uma fotografia de um policial turco com segurando uma criança de apenas 3 anos, morta, nos braços, vem comovendo o mundo desde que foi publicada na manhã desta quinta-feira (03).

A criança estava junto com migrantes que tentavam chegar a Grécia mas a embarcação sofreu naufrágio antes de chegar ao destino. "A criança se chamava Aylan Kurdi. Urgência de agir. Urgência de uma mobilização europeia", escreveu Manuel Valls, primeiro-ministro francês, no Twitter, ao divulgar uma das fotografias mostrando um polícial turco com a criança morta no colo.

A fotografia foi divulgada nas redes sociais e depois apareceu na página de numerosos jornais europeus. Najat Vallaud-Belkacem, ministra da Educação francesa, também se pronunciou. "Mais insuportável ainda que esta imagem – que na minha opinião deve ser mostrada – porque não devemos desviar o olhar, é a situação desses migrantes", disse na televisão iTélé.

Informações revelam que duas embarcações naufragaram na noite de terça-feira para quarta-feira depois que partiram da cidade turca de Bodrum. Equipes de salvamento recuperaram 12 corpos; Aylan Kurdi, com três anos, na foto, era um deles. O irmão de Aylan, Galip, de cinco anos, também morreu no naufrágio.

"Desde o início do ano, mais de 2.500 migrantes morreram afogados no Mediterrâneo", lembrou a ministra Najat Vallaud-Belkacem.

   

C. Rocha