No module Published on Offcanvas position

Veneza Water Park, Paulista, é investigado por furto de energia

A Polícia Civil de Pernambuco está investigando um suposto roubo de energia elétrica por parte do parque aquático Veneza Water Park, localizado em Maria Farinha, Paulista, no Grande Recife.

Segundo o Instituto de Criminalística (IC), o estabelecimento estava escondendo um dispositivo on/off” que, quando ligado, só registrava metade do consumo. De acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), nos últimos 36 meses,
o parque aquático furtou quase R$ 1 milhão em energia.

O delegado Álvaro Muniz, da Delegacia de Maria Farinha, pediu que o o estabelecimento fosse periciado no dia 9 de junho deste ano. No local, os peritos encontraram a fiação escondida dentro de uma parede. Ela estava conectada a um interruptor “on/off”, camuflado atrás de uma caixa de passagem de energia.

Tal derivação irregular encontrava-se emparedada e seus terminais encontravam-se munidos de artifícios de camuflagem, encobertos de forma dolosa por caixa de passagem, que dificultava sua detecção por fiscalizações menos acuradas”, diz o documento. O laudo foi entregue à polícia no dia 28 deste mês.

Já a Celpe denuncia que o lugar comete o crime há três anos. Ela aponta que, ao todo, o parque aquático desviou, aproximadamente, 2 gigawatts de energia durante esse período. Em nota, a companhia afirma que, com a confirmação das irregularidades pela perícia do IC, irá cobrar o valor furtado.

A Celpe aguarda a aplicação das sanções previstas em lei e, administrativamente, está cobrando do parque aquático os valores devidos, conforme a legislação vigente”, apontou a companhia através de nota.De acordo com o delegado, ainda não foi possível confirmar o furto porque os equipamentos estavam desligados no momento em o local foi periciado.

Abrimos o inquérito para saber se o parque utiliza do dispositivo para desviar energia. Como o parque estava fechado, preciso de outros elementos para constatar o crime. Já pedi para a Celpe e aguardo o histórico de consumo do lugar”, concluiu Álvaro Muniz.

Do: G1/Pernambuco

Veja também: Fogo em Lixão de João Alfredo tem prejudicado a cidade

Gilberto Silva

Formado em Administração de Empresas

Editor do Divulga no Portal

Focado no uso do CMS Joomla